Houthis atacam porta-aviões dos EUA no Mar da Arábia
Além do porta-aviões USS Abraham Lincoln, o grupo Houthis diz ter atingido dois contratorpedeiros dos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
Os Houthis, grupo paramilitar do Iêmen, afirmou ter atacado um porta-aviões dos Estados Unidos e outras duas embarcações de guerra do país. A ação foi anunciada pelo porta-voz do grupo, Yahya Saree, nesta terça-feira (12/11).
De acordo com Saree, o super-porta-aviões de propulsão nuclear USS Abraham Lincoln foi um dos alvos de mísseis e drones no Mar da Arábia. Já no Mar Vermelho, dois contratorpedeiros norte-americanos foram atingidos, informou o porta-voz.
O grupo afirma que a nova ofensiva marítima, que durou cerca de oitos horas, é uma resposta aos ataques dos EUA contra o Iêmen, alvo de operações desde o fim de semana, que visam instalações dos Houthis.
Até o momento, o governo dos EUA ainda não se pronunciou sobre o ataque, que se soma a outros episódios de batalhas navais envolvendo os Houthis e aliados de Israel.
Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, o grupo que controla parte do território do Iêmen passou a atacar embarcações com bandeiras de países aliados dos israelenses.
Além do Mar Arábico, o Mar Vermelho é uma das principais regiões em que os Houthis têm atuado.