metropoles.com

Houthis atacam porta-aviões Eisenhower, dos EUA, no Mar Vermelho

Segundo o grupo, além do porta-aviões Eisenhower, outro navio foi atacado no mar da Arábia na mais nova investida dos Houthis na região

atualizado

Compartilhar notícia

Mohammed Hamoud/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida mostra Homem de punho fechado segurando arma no Iêmen - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Homem de punho fechado segurando arma no Iêmen - Metrópoles - Foto: Mohammed Hamoud/Anadolu via Getty Images

Os Houthis anunciaram novo ataque contra o porta-aviões Eisenhower, dos Estados Unidos, que lideram os esforços para conter as ofensivas do grupo iemenita no Mar Vermelho desde o fim de 2023. A informação foi compartilhada pelo porta-voz do grupo, Yahya Saree, neste sábado (22/6).

O grupo, que controla boa parte do Iêmen, disse que o navio de guerra dos EUA foi atingido por mísseis balísticos e de cruzeiro, em uma operação que “alcançou seus objetivos com sucesso”. A data e as possíveis vítimas, no entanto, não foram divulgadas.

Até o momento, o governo dos EUA também não se pronunciou sobre o assunto.

A reivindicação do ataque contra o porta-aviões norte-americano surge um dia após o Instituto Naval dos EUA afirmar que o Eisenhower recebeu ordens de voltar para casa. Outro navio do mesmo tipo, provavelmente operando na região do Pacífico, deve ocupar o lugar da embarcação na região.

Além de anunciar a ofensiva contra o porta-aviões dos EUA, os Houthis assumiram a autoria do ataque contra o navio Transworld Navigator, com bandeira da Libéria, no mar árabe.

A justificativa do grupo iemenita para o ataque contra a embarcação foi a mesma usada em outras ações semelhantes.

“O navio foi alvo porque a empresa proprietária violou a decisão de proibição de entrada nos portos da Palestina ocupada”, disse o comunicado.

Desde o início da guerra entre Israel e Hamas, em outubro de 2023, os Houthis têm realizado uma espécie de bloqueio no Mar Vermelho e região, além de diversos ataques contra navios em solidariedade ao povo da Palestina.

Recentemente, subiu para dois o número de embarcações afundadas após ataques do grupo iemenita.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?