Houthis abatem aeronave militar dos Estados Unidos no Iêmen. Vídeo
O grupo rebelde Houthis divulgou o momento em que drone dos Estados Unidos é abatido por um míssil no Iêmen
atualizado
Compartilhar notícia
Os Houthis afirmam ter abatido um drone dos Estados Unidos, sob o território do Iêmen, com um míssil terra-ar. A informação foi divulgada pelo grupo rebelde nesta segunda-feira (16/9), em um comunicado no Telegram.
De acordo com a mensagem, o veículo militar é um drone MQ-9 Reaper, de fabricação norte-americana, que estaria sobrevoando a região de Dhamar, no sudoeste do país.
Segundo o grupo, esta é a terceira vez que uma aeronave não tripulada do mesmo modelo é abatida, e a décima desde que os Houthis passaram a realizar ataques contra aliados de Israel na região.
O grupo rebelde, que controla parte do Iêmen, divulgou um vídeo mostrando o momento em que a defesa aérea dos Houthis supostamente atinge o drone. A data do ataque, no entanto, não foi informada. O governo dos EUA não se pronunciou sobre o caso até o momento.
Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, os rebeldes iemenitas têm realizado uma série de ataques contra embarcações e drones de países que tenham ligação ou apoiem o governo israelense. Segundo os Houthis, as ações são em apoio ao povo da Palestina e ao Hamas.
No domingo (15/9), o grupo chegou a lançar uma ofensiva contra o território israelense, atingindo por um míssil supersônico que obrigou mais de 2 milhões de israelenses a buscarem abrigo. Ninguém ficou ferido durante o ataque.