Hospital de Gaza tem até o amanhecer para ser evacuado, diz MSF
Anteriormente, as forças israelenses exigiam 2 horas, mas evacuação de vários pacientes críticos era impossível, informou a ong
atualizado
Compartilhar notícia
O hospital Al-Awda, na Faixa de Gaza, tem até o amanhecer local (0h no horário de Brasília) deste sábado (14/10) para ser evacuado completamente. Essa é a exigência feita pelo Exército de Israel, segundo a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), anunciada nesta sexta-feira (13/10).
Anteriormente, a ordem era de apenas 2h, mas, devido à quantidade de feridos e pacientes críticos, o prazo foi estendido para o dia seguinte. Em nota, a Médicos Sem Fronteiras informou que o anúncio ocorreu por volta das 16h (horário de Brasília), enquanto o grupo de ajuda médica “ainda estava tratando dos pacientes”.
“Condenamos inequivocamente esta ação, o contínuo derramamento de sangue indiscriminado e os ataques aos cuidados de saúde em Gaza”, escreveu. “Estamos tentando proteger nossos funcionários e pacientes”.
Durante a manhã, a diretora-geral da Médicos Sem Froteiras, Meinie Nicolai, classificou como “ultrajante” a ordem dada por Israel para que 1,1 milhão de pessoas no norte de Gaza deixassem o local. “Isso representa um ataque aos cuidados médicos e à humanidade”, criticou.