Homem tem lâmina retirada da cabeça 26 anos após levar facada
Identificado apenas como Duorijie, o paciente tem 76 anos e foi agredido em meados dos anos 1990
atualizado
Compartilhar notícia
Vinte e seis anos. Esse foi o tempo em que um agricultor chinês ficou com a lâmina de uma faca enfiada na cabeça. Este mês, profissionais do hospital da Universidade Médica de Shandong, em Jinan, na China, conseguiram retirar cirurgicamente o objeto, que tinha 10 cm e já estava enferrujado.
Identificado apenas como Duorijie, o paciente tem 76 anos e foi agredido em meados dos anos 1990. Sem condições financeiras para ser operado, o homem seguiu com a lâmina encravada no crânio, mesmo sentindo fortes dores.
O tempo fez a situação ficar ainda mais grave: o agricultor começou a ter dores de cabeça incessantes, perdeu a visão do olho direito e viu seu braço e perna esquerdos ficarem quase totalmente sem movimento.
A equipe do neurocirurgião Liu Guangcun tomou conhecimento do caso em uma visita à área rural e ofereceu ajuda. A cirurgia foi considerada um “milagre” pelo grupo. Os médicos descobriram, por meio de tomografias e exames de raios-X, que a peça estava alojada na base do crânio de Dourijie.
Isso fez com que o nervo óptico ficasse pressionado. A operação foi dividida nos dias 2 e 8 de abril. “Eu não conseguia rir, bocejar ou até tossir. Os médicos me deram uma segunda chance na vida e terminaram meu pesadelo de mais de 20 anos”, contou Duorijie, após os procedimentos, segundo o site Unilad.