Avião cai após ser roubado em aeroporto de Seattle (EUA)
Funcionário da Horizon Air fez manobras no ar antes de cair em uma ilha nos arredores da cidade de Tacoma
atualizado
Compartilhar notícia
Um avião roubado do Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma caiu minutos após efetuar uma decolagem sem autorização na noite desta sexta-feira (10/8). Segundo as autoridades locais, um funcionário da Horizon Air roubou a aeronave, fez manobras no ar e caiu em uma ilha nos arredores da cidade de Tacoma, nos Estados Unidos. O avião não transportava nenhum passageiro ou tripulação.
Full video form John Waldron on Facebook being shown on CNN #seatac pic.twitter.com/R98bl5uQBr
— Cameron Thomsen (@CameronThomsen) 11 de agosto de 2018
Logo após a decolagem, o avião foi perseguido por dois jatos militares. Testemunhas filmaram o momento em que o aeronave realizava manobras no ar enquanto era seguida pelas forças aéreas americanas. O avião caiu minutos depois nas proximidades da ilha de Ketron, a 65 quilômetros do aeroporto.
O Departamento de Polícia do Condado de Pierce confirmou o roubo e disse que o caso se trata de um ato suicida conduzido por um homem de 29 anos. O suspeito seria um funcionário da equipe de solo da Horizon Air, proprietária da aeronave roubada. A informação também foi confirmada pela empresa áerea.
“Esse não é um ato terrorista. Informação confirmada: este é um homem suicida. Nós sabemos quem ele é. Ninguém mais está envolvido”, informou a polícia. Segundo a corporação, o avião foi roubado por volta das 20h (horário local, meia-noite de sábado, 11, no horário de Brasília) e a queda pode ter sido causada por “manobras feitas no ar ou falta de habilidade do piloto”.
Follow this thread for official info. This is not a terrorist incident. Confirmed info .. this is a single suicide male. We know who he is. No others involved.
— Pierce Co Sheriff (@PierceSheriff) 11 de agosto de 2018
Ainda não há informações se o suspeito de roubar o avião sobreviveu à queda, mas a polícia considera a possibilidade como remota. A tese de suicídio é investigada após as autoridades obterem áudios gravados pelo piloto durante o voo nos quais informa aos controladores de tráfego aéreo que ele era apenas um “cara doente”.
Nas gravações, o homem, identificado apenas como “Rich”, disse que não iria pousar na base militar de Seattle, mas estava preocupado por não ter combustível suficiente para ficar muito tempo no ar. Ele chegou a brincar com os controladores ao perguntar se a empresa aérea o contrataria como piloto se conseguisse pousar o avião em segurança.
An airline employee conducted an unauthorized takeoff without passengers at Sea-Tac; aircraft has crashed in south Puget Sound. Normal operations at Sea-Tac Airport have resumed.
— Sea-Tac Airport (@SeaTacAirport) 11 de agosto de 2018
Em determinado momento, o homem diz que “tem muita gente preocupada” com ele e que não queria desapontá-las, mas ele era apenas um “cara doente, com uns parafusos soltos”.
Mais cedo, o Aeroporto de Seatle-Tacoma informou em rede social que um funcionário de uma companhia aérea havia “conduzido uma decolagem sem autorização e sem passageiros a bordo”. O avião caiu ao sul do estuário de Puget, nas proximidades da ilha de Ketron, nos arredores de Tacoma. As operações do terminal chegaram a ser suspensas e voos foram adiados, mas a situação já foi normalizada.
An airline employee conducted an unauthorized takeoff without passengers at Sea-Tac; aircraft has crashed in south Puget Sound. Normal operations at Sea-Tac Airport have resumed.
— Sea-Tac Airport (@SeaTacAirport) 11 de agosto de 2018
A Guarda Costeira foi acionada e está no local da queda auxiliando os bombeiros no combate às chamas.
O avião era um Turboprop Q400 da Horizon Air, empresa subsidiária da Alaska Air Group, que realiza voos de curta distância no oeste americano. A companhia aérea confirmou que nenhum passageiro ou tripulação estava a bordo. O avião tinha capacidade para 76 pessoas.
“Nossos sentimentos à família do indivíduo a bordo do avião e também a todos os funcionários da Horizon Air e da Alaska Air Group”, disse a Horizon Air, em comunicado publicado em rede social.
O caso será investigado pelo Gabinete Federal de Investigação (FBI) de Seattle.
As informações são da Associated Press