metropoles.com

Homem que deu tapa no rosto de Macron é condenado a 4 meses de prisão

Damien Tarel, de 28 anos, admitiu ter batido no rosto do presidente francês. Além da prisão, ele perdeu os direitos civis por três anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Twitter
Emmanuel Macron
1 de 1 Emmanuel Macron - Foto: Reprodução/ Twitter

Damien Tarel, de 28 anos, admitiu ter batido no rosto do presidente francês, Emmanuel Macron. Ele foi condenado, nesta quinta-feira (10/6), a quatro meses de prisão em regime fechado. O francês foi até uma audiência de julgamento imediato no Tribunal de Valence, após cumprir 48 horas de custódia.

“Esta sentença pune um desrespeito intolerável à instituição”, disse o promotor Alex Perrin. Para ele, o tapa foi “absolutamente inadmissível” e é um “ato de violência deliberada”. Perrin solicitou um mandado de detenção contra Damien Tarel, preocupado com um possível risco de reincidência.

“Esta decisão será observada, examinada” e terá até “impacto na mídia internacional”, afirmou o promotor diante de jornalistas que foram acompanhar o caso no tribunal.

Tarel foi transferido para uma penitenciária da região e, além da prisão, a Justiça suspendeu seus direitos civis por três anos, o que o impedirá de votar nesse período. Ele também fica proibido de prestar concursos públicos para o resto da vida e não poderá deter armas de fogo nos próximos cinco anos. O juiz também ordenou que ele passe por acompanhamento psicológico.

Entenda

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o presidente da França leva um tapa no rosto. O caso ocorreu durante viagem oficial a Tain-l’Hermitage, no sul da França, na última terça-feira (8/6).

Nas imagens, o mandatário francês se aproxima de uma barreira com várias pessoas. Em seguida, Tarel que grita “A bas la Macronie” (abaixo à Macronia, em tradução livre) e desfere um tapa no rosto de Macron.

Veja o vídeo:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?