Polícia mata suspeito após ataque que deixou três mortos na França
O homem invadiu um supermercado e fez oito reféns. O grupo jihadista Estado Islâmico reivindica a autoria do atentado
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos três pessoas morreram e cinco ficaram feridas nesta sexta-feira (23/3) quando um homem abriu fogo no sul da França. Durante a ação, com características de ato terrorista, ele invadiu um supermercado na cidade de Trèbes e fez oito reféns. Identificado pelo governo francês como Redouane Lakdim, um marroquino de 26 anos, o suspeito foi morto pela polícia. Em comunicado, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque.
O homem acessou o mercado Super U às 11h15 (horário local). Ele entrou no local gritando “Allahu Akbar” (Deus é o maior, em árabe) e “matarei todos vocês”. Mas as cenas de violência já haviam começado mais cedo na região.
“Estamos em uma jornada terrorista: esse homem primeiro tentou matar policiais e, em seguida, abordou um dos alvos mais fáceis, um supermercado rural”, afirmou o secretário-geral do sindicato policial, Yves Lefebvre, à emissora Europe1, durante o atentado.O ataque teve início na cidade medieval de Carcassonne. O atirador roubou um carro e executou o motorista com um tiro na cabeça. Segundo Lefebvre, antes de se dirigir ao supermercado, o homem disparou seis vezes contra agentes da polícia. Um deles foi ferido sem gravidade. Em seguida, Lakdim se escondeu no Super U, em Trèbes, onde matou duas pessoas.
O governo francês descreveu a situação como “muito séria”. Pelo menos 80 integrantes de forças de segurança e de equipes de socorro, além de três helicópteros, foram mobilizados para o local.