Homem mais velho do mundo celebra 112º aniversário: “Pura sorte”
Britânico John Alfred Tinniswood, considerado atualmente o mais velho do mundo, nasceu em 1912, o mesmo ano em que o Titanic afundou
atualizado
Compartilhar notícia
John Alfred Tinniswood completou, nesta segunda-feira (26/8), 112 anos e se tornou o homem vivo mais velho do mundo no início deste ano, herdando o título de Juan Vicente Pérez, de 114 anos, da Venezuela, que morreu em abril. O britânico nasceu em 1912 – o mesmo ano em que o Titanic afundou.
Morador da cidade litorânea Southport, localizada no Reino Unido, Tinniswood afirmou, ao jornal The Guardian, que o segredo de sua longa vida é “pura sorte” e que não segue nenhuma dieta especial, exceto comer peixe com batatas fritas toda sexta-feira.
O centenário, que já é bisavô, é o veterano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial mais antigo do mundo. “Ou você vive muito ou vive pouco, e não há muito o que fazer sobre isso”, disse quando se tornou o detentor do Recorde Mundial do Guinness no início deste ano.
“Não sinto essa idade, não fico animado com ela. É provavelmente por isso que cheguei lá. Eu simplesmente levo isso na esportiva como qualquer outra coisa, por que vivi tanto tempo eu não tenho a mínima ideia”, acrescentou.
Atualmente ele mora em uma casa de repouso e ainda vive praticamente sem ajuda: John administra suas próprias finanças, acompanha as notícias no rádio e sai da cama sozinho todas as manhãs.
Quando questionado sobre como o mundo mudou durante sua vida, ele disse: “O mundo, à sua maneira, está sempre mudando. É uma espécie de experiência contínua… Está melhorando um pouco, mas ainda não tanto. Está indo na direção certa.”
Cartas da Rainha
Desde que completou 100 anos, em 2012, ele recebia um cartão de aniversário todo ano da falecida Rainha Elizabeth II, que tinha 14 anos a menos que ele.
Dando conselhos para as gerações jovens, ele disse: “Sempre faça o melhor que puder, seja aprendendo algo ou ensinando alguém. Dê tudo o que você tem. Caso contrário, não vale a pena se incomodar.”
Ele é o homem mais velho, mas uma senhora tem o recorde humano
A pessoa viva maior idade do mundo é a japonesa Tomiko Itooka, que tem 116 anos. Ela assumiu o título neste mês, depois que Maria Branyas Morera morreu em sua casa de repouso em Olot, no nordeste da Espanha, aos 117 anos e 168 dias.
O ser humano que morreu com a idade mais avançada foi a francesa Jeanne Louise Calment, que faleceu em 1997 com 122 anos e 164 dias.