metropoles.com

Homem é preso após ameaçar seis juízes da Suprema Corte dos EUA

O homem nascido no Alasca acabou preso, segundo o Departamento de Justiça. Ele encaminhou mais de 465 mensagens pelo site da Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kevin Carter/Getty Images
Imagem colorida da Suprema Corte dos EUA - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da Suprema Corte dos EUA - Metrópoles - Foto: Kevin Carter/Getty Images

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (19/9), a prisão de Panos Anastasiou, 76 anos, por supostamente fazer ameaças de morte e tortura contra seis ministros da Suprema Corte norte-americana.

Nascido no Alasca, Panos teria enviado mais de 465 mensagens com teor racista, homofóbico e violento pelo site público da Corte, segundo acusação apresentada na quarta-feira (18/9). Ele teria começado a enviar mensagens ameaçadoras na primavera de 2023 e continuado até pelo menos julho de 2024.

Foram apresentadas contra ele 22 acusações federais: nove por ameaças contra um juiz federal e 13 por ameaças no comércio interestadual.

“Alegamos que o réu fez repetidas e hediondas ameaças de assassinar e torturar juízes da Suprema Corte e suas famílias para retaliar contra eles por decisões com as quais ele discordava”, detalhou o procurador-geral Merrick Garland.

Garland destacou que o sistema judicial precisa permitir que os juízes tomem decisões pautadas na lei, e não no medo.

“Nosso sistema de Justiça depende da capacidade dos juízes de tomarem decisões com base na lei, e não no medo. Nossa democracia depende da capacidade dos funcionários públicos de fazerem seu trabalho sem temer por suas vidas ou pela segurança de suas famílias”, defendeu o procurador-geral.

A prisão de Panos Anastasiou ocorre no momento em que as ameaças contra autoridades locais e federais estão aumentando nos EUA. Em junho, o Departamento de Justiça estabeleceu uma força-tarefa para combater, investigar e processar essas ameaças.

Uma das mensagens de Panos afirmava que os EUA precisavam de um assassinato em massa contra “corruptos”.

“PRECISAMOS DE ASSASSINATOS EM MASSA. Se você é corrupto, você é corrupto, oficiais e não oficiais. A internet está agitada com americanos clamando por seus ASSASSINATOS”, teria escrito Panos.

Panos teria escrito que vai “ligar e pedir aos meus colegas veteranos do Vietnã… que passem pela casa do [Juiz da Suprema Corte 2] com seus AR15″.

“Eu gostaria de vê-los TORTURADOS pior do que Kim Jung Un [sic] torturaria sua própria família”, dizia uma mensagem de junho.

Os promotores ressaltaram que as ameaças do réu eram “extremas e repetidas. Sua retórica racista, homofóbica e vil tem o objetivo de intimidar altos funcionários do governo de desempenharem suas funções oficiais”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?