Trump conquista estados decisivos e vence Hillary Clinton
Apesar de todas as previsões e pesquisas, Trump conquistou a vitória
atualizado
Compartilhar notícia
Donald Trump foi eleito o presidente nos Estados Unidos em uma eleição surpreendente. O candidato do partido republicano fez o dever de casa e ganhou em todos os estados previstos. Além disso, ganhou locais que os democratas consideravam vencidos como Pensilvânia, Michigan e Wisconsin. Além de ter garantido os estados indefinidos e decisivos para a vitória: Flórida e Carolina do Norte.
O resultado saiu por volta das 5h de Brasília. Hillary Clinton ligou para parabenizar Trump, mas anunciou que só se manifestaria na quarta-feira (9/11) de manhã.
Veja como foi as eleições nos Estados Unidos:
Hillary e Trump estabeleceram rotas distintas na caminhada rumo à Casa Branca. Enquanto a campanha da democrata focou em sua experiência como ex-secretária de Estado e na defesa do interesse nas minorias – principalmente negros, imigrantes e mulheres – arrematadas pela mensagem Stronger Together (“Mais Forte Juntos”, em tradução livre), o magnata fez inflamados discursos de tom populista e nacionalista e flertou inúmeras vezes com o racismo.
Sob o slogan Make America Great Again (“Fazer os EUA grandiosos novamente”, em tradução livre), o republicano adotou como estratégia o lançamento de fortes ataques ao governo Barack Obama, do qual sua adversária representa a continuidade, e vendeu-se como um outsider, alguém de fora do mundo da política, mas com pulso firme para resolver todos os problemas do país. A mensagem encontrou eco especialmente entre o eleitorado masculino, branco e de baixa escolaridade.