metropoles.com

Hezbollah nega participação em ataque contra escritor Salman Rushdie

“Não sabemos nada sobre esse assunto, então não comentaremos”, afirmou um representante do grupo à agência internacional de notícias Reuters

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Salman Rushdie
1 de 1 Salman Rushdie - Foto: Divulgação

Um representante do grupo armado libanês Hezbollah negou que a organização tenha participado do ataque ao escritor britânico Salman Rushdie. O grupo diz não ter informações sobre o motivo do atentado.

“Não sabemos nada sobre esse assunto, então não comentaremos”, afirmou um representante do grupo à agência internacional de notícias Reuters.

O quadro clínico de Salman Rushdie é preocupante. O escritor corre risco de perder um olho. Os nervos do braço dele foram cortados e o fígado também acabou atingido pelas facadas. Para auxiliar em sua recuperação, ele respira por ventilação mecânica.

A polícia norte-americana identificou e prendeu o responsável pelo ataque. O suspeito é Hadi Matar, um homem de 24 anos, do distrito de Fairview, em Nova Jersey (EUA).

Matar invadiu o palco, na sexta-feira (12/8), e deu uma facada no pescoço do autor, que também foi atacado no abdômen, no momento em que ele seria apresentado ao público.

Versos Satânicos

Rushdie é ameaçado de morte pelo Irã desde 1989. Ele conta com 12 romances publicados em diversos países, incluindo o Brasil. O livro Versos Satânicos chegou a ser proibido no país persa por ser considerado blasfêmia.

Na época, Ruhollah Khomeini, falecido líder do Irã, emitiu uma fatwa, uma espécie de documento pedindo a morte do escritor. Além disso, o país ofereceu uma recompensa de US$ 3 milhões para quem assassinasse Rushdie.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?