Hezbollah faz ameaça e anuncia “nova fase” em conflito contra Israel
Hezbollah disse ter adotado novas diretrizes no conflito contra Israel, previstas para entrar em prática nos próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia
O Hezbollah anunciou a transição para uma “nova e escalonada fase” do conflito contra Israel, que levaram caos e insegurança no Líbano desde o fim de setembro. O comunicado foi divulgado pelo grupo nesta quinta-feira (17/10).
De acordo com o grupo libanês, a decisão foi tomada após lideranças do Hezbollah definirem novas diretrizes para a atual situação, que serão “refletidas em desenvolvimentos e acontecimentos nos próximos dias”. Maiores detalhes não foram fornecidos.
Além disso, a organização divulgou um balanço de suas últimas ações militares, e afirmou ter matado 55 soldados israelenses, e deixado mais de 500 feridos, desde que a violência aumentou na região. A informação, no entanto, não foi confirmada por Israel.
Desde outubro de 2023, o Hezbollah iniciou uma série de ataques contra posições de Israel na fronteira do Líbano em apoio ao Hamas. Além do conflito na Faixa de Gaza, o exército israelense também passou a realizar ofensivas em resposta as ações do grupo libanês.
Ao longo dos últimos meses, as agressões entre os dois lados culminaram em uma operação de Israel no Líbano.
Segundo o governo de Benjamin Netanyahu, a “caçada” israelense contra o Hezbollah no Líbano é a única forma de garantir o retorno de cidadãos do norte de Israel, que foram forçados a deixar a região após o início dos ataques do grupo às suas casas.