Hezbollah assume autoria de ataques ao norte de Israel
O grupo libanês Hezbollah assumiu ter disparado mísseis guiados e morteiros contra Israel neste sábado (14/10). Cinco pessoas estão feridas
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo libanês Hezbollah assumiu a autoria do ataque ao norte de Israel, em uma região conhecida como Fazendas Shebaa, neste sábado (14/10). O atentado com mísseis guiados e morteiros ocorreu às 15h15 (9h15 no horário de Brasília), segundo confirmou o grupo miliciano apoiado pelo Irã, em um comunicado.
Cinco israelenses ficaram feridos. Uma das pessoas está em estado crítico e duas estão moderadamente feridas, segundo informou o jornal israelense Haaretz. De acordo com o veículo, aviões das Forças Armadas de Israel atacaram agentes que tentavam entrar no território durante o bombardeio de morteiros.
As Fazendas Shebaa estão na fronteira do Líbano com Israel. A área disputada é considerada pelo Líbano como ocupada pelo país vizinho.
Líbano e Israel são considerados inimigos. No entanto, uma trégua entre as duas nações tem sido mantida desde 2006, apesar de pequenos ataques de mísseis entre israelenses e libaneses.
Hezbollah
O Hezbollah é uma organização libanesa que surgiu durante a guerra civil no Líbano na década de 1980. Influenciado pelo Irã e apoiado pela Síria, o grupo concentra-se na resistência contra Israel e na promoção da influência xiita no Oriente Médio.
A organização surgiu em resposta à ocupação israelense do sul do território libanês. Apoiado pelo Irã, o Hezbollah se tornou uma força de resistência contra Israel. Sua ala militar é considerada uma das mais poderosas da região, tendo lançado ataques contra alvos israelenses.