Helicóptero da Nasa entra no Guinness com voo mais longo em Marte
O mini-helicóptero da Nasa percorreu 704 metros na superfície de Marte, ao voar pela cratera Jezero
atualizado
Compartilhar notícia
O mini-helicóptero da Nasa, chamado Ingenuity, entrou para o “Guinnes World Records” por realizar o voo mais longo na superfície de Marte.
O Ingenuity já tinha entrado para livro de recordes quando fez o primeiro voo motorizado e controlado no planeta vermelho em abril de 2021. Na ocasião, o mini-helicóptero alçou voo por 39.1 segundos. A duração pode parecer curta, mas voar em Marte não é tão simples assim, a atmosfera rarefeita do planeta faz com que seja extremamente difícil levantar voos.
Com aparência muito semelhante a um drone, o Ingenuity pesa 1,8kg e aterrisou em Marte dobrado e acoplado à parte inferior de outro robô que pousou no planeta em fevereiro de 2021, o Perseverance.
Já em abril de 2022, em seu 25º voo, o Ingenuity estabeleceu vários recordes, entre eles o de voo que percorreu maior distância em Marte, ao voar por 704 metros pela cratera Jezero.
No mesmo voo, o mini helicóptero o também conquistou o recorde de velocidade no solo (5,5 metros por segundo), além de recorde de duração do voo (161,3 segundos).
O robô já realizou 30 voos experimentais na atmosfera do planeta vermelho. Com o sucesso do Ingenuity e o Perseverance, a Nasa planeja construir e lançar até o final desta década dois equipamentos semelhantes que devem transportar para Terra amostras de rochas e solo de Marte.