metropoles.com

Hamas comenta vitória de Trump e faz pedidos ao novo líder dos EUA

Ao Metrópoles, porta-voz do Hamas comentou a vitória de Trump contra Kamala Harris, e apresentou demandas ao futuro presidente dos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
David Silverman/Getty Images
Imagem colorida mostra apoiadores segurando bandeiras do movimento - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra apoiadores segurando bandeiras do movimento - Metrópoles - Foto: David Silverman/Getty Images

Com a possibilidade de mudança na política externa dos Estados Unidos após o retorno de Donald Trump à Casa Branca, os palestinos do Hamas, que controlam a Faixa de Gaza e estão em guerra com Israel, se manifestaram sobre a vitória do magnata contra Kamala Harris, e apresentaram demandas ao novo presidente norte-americano.

Ao Metrópoles, Bassem Naeem, um dos porta-vozes do Hamas, afirmou que a vitória de Trump é um assunto que diz respeito aos norte-americanos. O membro do grupo, no entanto, fez um apelo a nova administração dos EUA, e pediu uma “cessação imediata da agressão” contra palestinos.

“A eleição de Trump como 47º presidente dos EUA é um assunto privado dos americanos, mas os palestinianos esperam uma cessação imediata da agressão contra o nosso povo, especialmente em Gaza, e procuram assistência para alcançar os seus legítimos direitos de liberdade, independência e o estabelecimento de seu estado independente e soberano, com Jerusalém como capital”, declarou Naeem ao ser questionado sobre a eleição de Trump e as perspectivas sobre o futuro de Gaza. “O apoio cego à entidade sionista ‘Israel’ e ao seu governo fascista, à custa do futuro do nosso povo e da segurança e estabilidade da região, deve parar imediatamente”, diz ainda a manifestação.

O grupo palestino já havia feito algumas exigências ao novo presidente dos EUA em declaração publicada na quarta-feira (6/11). Entre elas, o fim da posição negativa do governo norte-americano contra a causa palestina e do apoio a ocupações de Israel no território da Palestina.

Apesar dos apelos do Hamas, o histórico de Trump e declarações de campanha sinalizam que o apoio histórico dos EUA a Israel não deve ser afetado após seu retorno à Casa Branca, e pode ser ainda maior do que sob a administração Biden.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?