metropoles.com

Hamas libertou duas reféns com cidadania russa, confirma Israel

De acordo com a mídia israelense, a libertação não tem relação com o grupo de reféns negociado em acordo entre Israel e Hamas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida mostra reféns israelenses com cidadania russa libertadas pelo Hamas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra reféns israelenses com cidadania russa libertadas pelo Hamas - Metrópoles - Foto: Reprodução

Israel confirmou que o Hamas libertou mais duas reféns israelenses na noite desta quarta-feira (29/11), pelo horário local. De acordo com a mídia israelenses, o grupo é formado por duas mulheres com cidadania russa.

As Forças de Defesa de Israel (FDI), em comunicado, informaram ter recebido a confirmação da Cruz Vermelha de que os extremistas teriam sido entregues e estariam a caminho do território israelense. Os nomes delas não compõem a lista de reféns negociados no acordo entre os dois lados do conflito.

As duas mulheres foram encaminhadas ao Egito, de onde partirão para o território de Israel. “As autoridades de segurança verificarão a identidade das reféns libertadas no ponto de encontro. As famílias das reféns estão sendo atualizadas pelos representantes das FDI com as últimas informações disponíveis”, finaliza a entidade israelense.

Segundo o portal Times of Israel, as reféns foram identificadas como Yelena Trupanov, de 50 anos, e a mãe dela, Irena Tati, 73. A libertação seria um gesto do grupo ao governo da Rússia.

Mais cedo, o grupo anunciou a libertação. “Hoje serão liberados muitos outros, fora do acordo de trégua e em reconhecimento pela posição do presidente Putin”, escreveu no X (antigo Twitter) Musa Abu Marzuq, um dos líderes do Hamas.

No último domingo (26/11), o Hamas libertou um israelense com cidadania russa após a intervenção do presidente da Rússia, Vladimir Putin. À agência de notícias russa Tass, o porta-voz do Hamas Taher al-Nunu afirmou que a libertação se devia “aos esforços do presidente russo Vladimir Putin e em reconhecimento da posição da Rússia em apoio à Palestina”.

Esta quarta marca o último dia da trégua na guerra entre Israel e o Hamas. Os dois lados do conflito concordaram em cessar as ofensivas, durante seis dias, em troca da libertação de reféns israelenses e prisioneiros palestinos.

7 imagens
Reféns do Hamas
Reféns israelenses são libertados com cachorro
A maior parte dos reféns da quarta leva de libertações é formada por mulheres e crianças
1 de 7

Hamas liberta grupo de reféns

Reprodução
2 de 7

Reféns do Hamas

Hamas Press Office / Handout/Anadolu via Getty Images
3 de 7

Reprodução
4 de 7

Reféns israelenses são libertados com cachorro

Reprodução
5 de 7

Stringer/Anadolu via Getty Images
6 de 7

A maior parte dos reféns da quarta leva de libertações é formada por mulheres e crianças

Reprodução
7 de 7

Integrantes do Hamas cumprem acordo firmado de solturas com Israel

Reprodução

Hamas informa sobre morte de reféns

Nesta quarta-feira (29/11), o Hamas afirmou que um bebê israelense que era mantido refém morreu em um bombardeio. Kfir Bibas tinha apenas dez meses quando foi sequestrado no ataque do último dia 7 de outubro.

Por meio do canal do Telegram, as Brigadas Al-Qassam, braço armado do grupo extremista, afirmaram também que teriam morrido a mãe dele, Shiri Bibas, 32 anos; e o irmão, de quatro anos, Ariel Bibas.

As Forças de Defesa de Israel publicaram comunicado em que afirmam estar em contato com os familiares dos reféns e que seguem apurando a informação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?