Hamas envia homens armados para patrulhar fronteira entre Egito e Gaza
O Egito acusa o Hamas, o grupo militante que controla Gaza, de refugiar membros do Estado Islâmico no Sinai por meio de uma rede de túneis para contrabando
atualizado
Compartilhar notícia
O Hamas enviou forças para patrulhar fronteira entre Egito e Gaza, a fim de conter as preocupações de Cairo de que o grupo estaria ajudando militantes do Estado Islâmico na região sem lei da península do Sinai.
O Egito acusa o Hamas, o grupo militante que controla Gaza, de refugiar membros do Estado Islâmico no Sinai por meio de uma rede de túneis para contrabando. O Hamas, por sua vez, nega que esteja ajudando os extremistas.
Hoje, homens armados do Hamas assumiram posições ao longo do quilômetro 13 da fronteira. Segundo o Hamas, o patrulhamento da área faz parte de acordo firmado com autoridades egípcias no mês passado. Analistas descrevem o pacto como uma medida unilateral do Hamas para tranquilizar Cairo.
As relações entre o Hamas e o Egito azedaram depois da derrubada do presidente Mohammed Morsi, que era aliado próximo do grupo militante.