Hamas divulga vídeo da libertação de reféns israelenses nesta 6ª; veja
As mulheres e crianças mostradas nas imagens do Hamas fazem parte da primeira leva de reféns libertados nesta sexta (24/11)
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo divulgado pelo Hamas mostra o momento em que o grupo de 13 reféns israelenses raptados em 7 de outubro é entregue pelos extremistas ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha. As mulheres e crianças mostradas nas imagens fazem parte da primeira leva de reféns libertados nesta sexta-feira (24/11).
As Brigadas Al-Qassam, braço militar do Hamas, publicaram o vídeo em um canal do Telegram. Nas imagens, além de ser possível ver parte dos israelenses libertados, é registrada a libertação do grupo de tailandeses e um filipino. Em troca desses reféns, Israel está liberando mulheres e crianças que estavam presas.
A todo momento no vídeo, os extremistas aparecem armados e paramentados com roupas de combate. Um trecho registra quando recebe liberdade uma família, composta por avó (Ruth Munder, de 78 anos), mãe (Keren Munder, 54) e filho (Ohad Munder, 9). Os três entram no mesmo veículo.
Parte das mulheres libertadas têm idade avançada e elas aparecem no vídeo com dificuldades de se locomover, mesmo para entrar ou sair dos veículos. Confira o vídeo completo:
Reféns liberados
O primeiro grupo de reféns em poder do Hamas foi libertado às 11h (16h, no horário local) desta sexta-feira (24/11): 24 pessoas ganharam a liberdade. Dessas, 13 são mulheres e crianças israelenses, como acordado na trégua de quatro dias entre o grupo extremista e Israel, além de 10 tailandeses e um filipino, que deixaram o cativeiro após negociações com os governos de seus países.
Os israelenses ficaram no Egito, sob custódia da Cruz Vermelha. A soltura é resultado de um armistício que começa nesta sexta, um dia após a data prevista no anúncio original, e vai durar quatro dias. Cerca de duas horas depois, 39 mulheres e crianças palestinas tiveram a liberação confirmada de prisões israelenses.
Tanto o grupo extremista Hamas quanto Israel firmaram um acordo de cessar-fogo para que 50 reféns – mulheres e menores de 19 anos – sejam libertados, em troca de 150 mulheres e adolescentes palestinos detidos em Israel.