metropoles.com

Hamas comemora e vê pedido de prisão contra Netanyahu como vitória

Horas após Tribunal de Haia emitir pedidos de prisão contra Benjanin Netanyahu e Yoav Gallant, Hamas classificou decisão como “histórica”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
David Silverman/Getty Images
Imagem colorida mostra apoiadores segurando bandeiras do movimento - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra apoiadores segurando bandeiras do movimento - Metrópoles - Foto: David Silverman/Getty Images

O Hamas comemorou os mandados de prisão contra Benjamin Netanyahu e o ex-ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, horas após o Tribunal de Haia anunciar a decisão nesta quinta-feira (21/11).

Em um comunicado, o grupo chamou de “histórico” o pedido de prisão contra as autoridades israelenses. A ordem também se estendeu a Mohammed Deif, líder militar do Hamas que Israel diz ter assassinato.

Apesar da alegação israelense, a Corte decidiu apresentar o pedido de prisão por não ter informações que comprovem, de fato, a morte de Deif.

Eles são acusados de cometer crimes de guerra e contra a humanidade.

Além disso, o movimento extremista pediu que a decisão de Haia seja apoiada por países que reconhecem a jurisdição da Corte.

“Esta decisão histórica é um passo importante no sentido da justiça para a causa palestiniana, mas permanece limitada e simbólica se não for apoiada pelas metodologias certas e apoiada por todos os países do mundo para a implementar”, disse o chefe político do Hamas, Basem Naim, em um comunicado.

Anteriormente, Ismail Haniyeh e Yahya Sinwar, dois nomes da alta cúpula do Hamas, também eram alvos do Tribunal de Haia. Contudo, a confirmação de suas mortes fez com que possíveis pedidos de mandados de prisão perdessem o objeto.

De acordo com o procurador de Haia, Karim Khan, foram encontrados motivos razoáveis para acreditar que os acusados cometeram diversos crimes no contexto envolvendo a guerra na Faixa de Gaza.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?