metropoles.com

Hamas assume ataque terrorista que acabou com 5 mortos em Jerusalém

Três civis israelenses e os dois autores do ataque terrorista morreram. Hamas diz que foi uma “resposta natural” aos crimes de Israel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida mostra Ataque terrorista em Jerusalém foi assumido pelo Hamas: 5 mortes - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Ataque terrorista em Jerusalém foi assumido pelo Hamas: 5 mortes - Metrópoles - Foto: Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

O grupo extremista Hamas reivindicou os autores de um ataque terrorista a tiros em um ponto de ônibus de Jerusalém, na fronteira leste de Israel. Cinco pessoas acabaram mortas e 13 ficaram feridas.

Além dos dois autores dos tiros, duas mulheres e um homem perderam a vida na manhã desta quinta-feira (30/11), horário local (por volta das 2h40 da madrugada de Brasília). As três vítimas dos terroristas são Rabbi Elimelech Wasserman, 73 anos; Chana Ifergan, 64; e Livia Dickman, 24.

Segundo as autoridades israelenses, os autores são os irmãos Murad Namr, 38, e Ibrahim Namr, 30, de Jerusalém Oriental. A agência de segurança Shin Bet informou que os dois eram membros do Hamas e já estiveram na prisão por atividades terroristas.

Veja:

Em comunicado, o Hamas disse que o atentado (que eles chamam de operação) “surgiu como uma resposta natural aos crimes sem precedentes cometidos pela ocupação”. O grupo extremista falou da ofensiva israelense na Faixa de Gaza e o tratamento dado a prisioneiros palestinos.

Israel, por sua vez, justifica a ofensiva aérea e terrestre com a invasão do Hamas no dia 7 de outubro. Naquela data, cerca de 3 mil combatentes entraram em território israelense e mataram mais de 1.200 civis e militares, além de fazerem 240 reféns.

Hamas garante libertação de mais reféns

Enquanto isso, uma fonte do Hamas disse à agência de notícias francesa AFP que o grupo libertará 10 israelenses, incluindo dois com cidadania russa, ainda nesta quinta-feira. A decisão veio depois do prolongamento do acordo de cessar-fogo com Israel por mais um dia.

“Todos estão vivos. Israel rejeitou a lista que propusemos, que incluía três corpos de israelenses”, informou a fonte.

Durante esta quinta, negociadores do Egito e do Catar pressionam os dois lados para que a trégua continue. Um comunicado egípcio diz que uma nova extensão de dois dias está sendo tentada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?