Hamas apresenta plano de cessar-fogo e Israel responde: “Irrealista”
Gabinete de Benjamin Netanyahu não concordou com nova proposta do Hamas por cessar-fogo. Conflito na Faixa de Gaza dura desde outubro
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo extremista Hamas afirmou ter apresentado uma nova proposta de trégua na guerra contra Israel aos mediadores nesta quinta-feira (14/3). A informação é da rede de comunicação Al Jazeera.
Em comunicado oficial, o Hamas destacou que a proposta é uma “visão abrangente baseada nos princípios e fundamentos que consideramos essenciais para qualquer acordo”. O documento foi entregue a mediadores do Egito e do Catar.
As negociações para um cessar-fogo e a troca de prisioneiros detidos em Gaza por palestinos em prisões israelenses se arrastam há semanas, com Israel e o Hamas acusando um ao outro de inflexibilidade.
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chamou a proposta do Hamas de “irrealista”. O comunicado do governo de Israel anunciou que uma atualização sobre o tema será apresentada na sexta-feira (15/3).
O plano do Hamas inclui a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, a volta dos palestinos para suas casas e a retirada dos militares israelenses da região.
As negociações para troca de reféns e um cessar-fogo são mediadas por diplomatas dos Estados Unidos, Egito e Catar.
Até o momento, houve apenas uma trégua na guerra entre Israel e o Hamas. O episódio ocorreu em novembro de 2023, com a troca de 100 reféns do Hamas por 240 prisioneiros palestinos de Israel.