Hamas acusa Israel de quebrar trégua e diz que segue “comprometido”
Um suposto confronto entre combatentes do Hamas e de Israel ocorreu em Gaza. Ambos trocam acusações de quebra no acordo de cessar-fogo
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo extremista Hamas acusou Israel de descumprir o acordo de trégua na região norte da Faixa de Gaza, nesta terça-feira (28/11). Mesmo com o suposto embate na região palestina, o braço armado al-Qassam reforçou que segue “comprometido” com o cessar-fogo.
“Como resultado de uma violação clara por parte do inimigo do acordo de trégua no norte da Faixa de Gaza hoje, ocorreram atritos no campo e os nossos mujahideen [combatentes] lidaram com essa violação”, diz comunicado do Hamas, divulgado no Telegram.
A trégua entre Israel e Hamas está no seu quinto dia.
O grupo extremista disse estar comprometido com a trégua desde que o lado israelense também se comprometa. O Hamas apelou para que os mediadores do acordo de cessar-fogo – governos do Catar, Estados Unidos e Egito – pressionem Israel a “aderir a todos os termos da trégua, tanto em terra como no ar”.
Israel acusa Hamas
Por outro lado, a Força de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) informaram que, mais cedo, diversos soldados ficaram feridos após três dispositivos explosivos serem detonados próximo às tropas israelenses em dois pontos diferentes, no norte de Gaza.
A IDF defende que ocorreu uma violação do “quadro da pausa operacional”. As forças armadas afirmaram que, em um dos locais, “os terroristas também abriram fogo contra as tropas, que responderam com fogo”.
No momento, há uma hipótese de que os combatentes do Hamas e de Israel estejam próximos uns dos outros.