metropoles.com

Haiti anuncia morte e prisão de suspeitos de assassinar presidente

Jovenel Moïse, presidente do Haiti, foi morto na noite de terça-feira (6/7), em sua residência particular

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metin Aktas / Agência Anadolu via Getty Images
Presidente haitiano é morto a tiros dentro de sua residência Jovenel MoIse
1 de 1 Presidente haitiano é morto a tiros dentro de sua residência Jovenel MoIse - Foto: Metin Aktas / Agência Anadolu via Getty Images

A polícia haitiana prendeu, na noite desta quarta-feira (7/7), dois suspeitos de assassinar o presidente do país, Jovenal Moïse. A informação foi divulgada pelo vice-ministro das Comunicações, Frantz Exantus, nas redes sociais.

“Suspeitos de assassinar o presidente Jovenal Moïse foram interceptados pela Polícia Nacional em peregrinação, pouco antes das 6h desta noite”, publicou Exantus. Um porta-voz do governo local afirmou, ainda, que outras quatro pessoas acusadas de envolvimento no crime teriam sido mortas. Todos eram estrangeiros, segundo investigações.

O vice-ministro das Comunicações do país lamentou o assassinato. “A democracia e o povo haitiano acusaram esse golpe fatal. Condolências à esposa ferida na circunstância e a todos os afetados por este crime hediondo”, afirmou.

Ainda nas redes sociais, Exantus anunciou que o governo decretou estado de sítio e que a bandeira nacional ficará hasteada a meio mastro durante 15 dias, em memória ao presidente assassinado.

Assista ao vídeo do momento da invasão:

Crime

Jovenel Moïse, presidente do Haiti, foi morto na noite de terça-feira (6/7), em sua residência particular. A informação foi dada pelo primeiro-ministro interino Claude Joseph, nesta quarta-feira.

O primeiro-ministro afirma que um grupo de indivíduos não identificados atacou a residência particular do presidente haitiano, durante a noite, e o matou a tiros.

2 imagens
O presidente do Haiti, Jovenel Moïse, dirige-se à Assembleia Geral das Nações Unidas, em 27 de setembro de 2018, na cidade de Nova York. Os líderes mundiais se reuniram para a 73ª reunião anual, na sede da ONU, em Manhattan
1 de 2

O presidente do Haiti, Jovenel Moïse, participa do Painel de Líderes do Fórum de Diplomacia de Antalya no Centro de Convenções Internacional NEST em Antalya, Turquia, em 18 de junho de 2021

Metin Aktas / Agência Anadolu via Getty Images
2 de 2

O presidente do Haiti, Jovenel Moïse, dirige-se à Assembleia Geral das Nações Unidas, em 27 de setembro de 2018, na cidade de Nova York. Os líderes mundiais se reuniram para a 73ª reunião anual, na sede da ONU, em Manhattan

John Moore/Getty Images

Nos últimos anos, a capital haitiana, Porto Príncipe, vinha sofrendo um aumento na violência, enquanto gangues lutavam entre si e contra a polícia, pelo controle das ruas. Nesse cenário, o país também lida com o empobrecimento.

A oposição, por sua vez, era crítica ao fato de Moïse governar o Haiti sem o controle do Legislativo, desde o ano passado. Já o presidente dizia que ficaria no cargo até o dia 7 de fevereiro de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?