metropoles.com

Guterres condena ataque de Israel contra escola da ONU em Gaza

Guterres chamou de “exemplo horrendo” o ataque contra escola da ONU na Faixa de Gaza que deixou ao menos 40 mortos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images
imagem colorida mostra secretário geral da ONU antonio guterres - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra secretário geral da ONU antonio guterres - Metrópoles - Foto: Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, chamou de “exemplo horrendo” o ataque a uma escola da Agência de Assistência aos Refugiados da Palestina (Unrwa) na Faixa de Gaza e condenou o ato israelense.

“Este é apenas mais um exemplo horrendo do preço que os civis palestinos estão a pagar”, disse Stéphane Dujarric, porta-voz de Guterres, em coletiva realizada em Nova York nesta quinta-feira (6/6).

Pouco tempo depois, o gabinete do líder da ONU emitiu um comunicado, reiterando que as instalações das Nações Unidas são “invioláveis, inclusive durante conflitos armados, e devem ser protegidas por todas as partes em todos os momentos”.

A escola atacada fica no campo de refugiados de Nuseirat e servia como abrigo para cerca de 6 mil palestinos, segundo o comissário-geral da Unrwa, Philippe Lazzarini.

De acordo dados do Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, ao menos 40 pessoas morreram no ataque e mais de 70 saíram feridas. A pasta, comandada pelo Hamas, confirmou que 14 crianças e 9 mulheres estão entre os mortos.

Logo após o bombardeio atingir a instalação, as Forças de Defesa de Israel (FDI) assumiram o ataque e alegaram que a escola servia como esconderijo para membros do Hamas e da Jihad Islâmica Palestina.

Segundo o governo israelense, nove terroristas morreram durante a ofensiva, classificada como um “ataque preciso” em que “foram tomadas várias medidas para reduzir o risco de ferir civis”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?