Guerra na Ucrânia: míssil do Reino Unido derruba 1° helicóptero russo
Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram helicóptero russo sendo partido quase ao meio após disparo de míssil Starstreak
atualizado
Compartilhar notícia
O sistema de mísseis portátil mais avançado da Grã-Bretanha teria derrubado um helicóptero da Rússia, ao ser usado pela primeira vez no campo de batalha da Ucrânia. As informações são do jornal The Times, em publicação nessa sexta-feira (1°/4).
Starstreak, um projétil de alta velocidade que destrói alvos com três dardos cinéticos, foi filmado cortando a aeronave em duas partes. O ataque teria ocorrido sobre a região de Luhansk, no leste do país. As imagens viralizaram rapidamente nas redes sociais (veja o vídeo abaixo).
Imagens do ataque mostram as lanças de tungstênio quebrando a cauda do Mi-28N, depois que ucranianos, usando técnicas britânicas, abriram fogo.
Uma fonte do Ministério da Defesa acrescentou que o sistema antiaéreo está implantado no país há quase uma semana. Fontes seniores da indústria de defesa que examinaram o filme também acreditam que se trate realmente do uso de um projétil Starstreak.
➡️ Guerra na Ucrânia: míssil do Reino Unido derruba 1° helicóptero russo
Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram helicóptero russo sendo partido quase ao meio após disparo de míssil Starstreak
Leia: https://t.co/MpLs1ktKpr pic.twitter.com/DD8CSh8gfg
— Metrópoles (@Metropoles) April 2, 2022
Mais de um mês de guerra
A guerra da Rússia contra a Ucrânia entra no 39° dia, com o presidente Volodymyr Zelensky assinalando que as tropas russas estão “lentamente, mas visivelmente” saindo do Norte da Ucrânia. A afirmação do líder ucraniano foi feita em um discurso em vídeo na sexta-feira (1º/4).
“Os ocupantes estão retirando forças no norte do nosso país. A retirada é lenta, mas perceptível. Em alguns lugares, eles são expulsos com batalhas. Em outros, deixam posições por conta própria”, disse Zelensky.
No leste da Ucrânia, os preparativos, segundo pontuou Zelensky, estão em andamento para mais ataques russos na região de Donbass e na segunda maior cidade do país, Kharkiv.
“No leste do nosso país, a situação continua extremamente difícil. Os militares russos estão sendo acumulados em Donbass, na direção de Kharkiv. Eles estão se preparando para novos golpes poderosos. Estamos nos preparando para uma defesa ainda mais ativa”, frisou Zelensky.
Zelensky acrescentou que 6.266 pessoas foram resgatadas por meio de corredores de evacuação em Donetsk, Luhansk e Zaporizhzhia na sexta-feira.