Greta sobre promessas contra aquecimento global: “30 anos de blá, blá, blá”
A declaração foi feita durante um evento da ONU que conta com a presença de um grupo formado por 400 jovens para discutir o meio ambiente
atualizado
Compartilhar notícia
A ativista ambiental Greta Thunberg criticou, nesta terça-feira (28/9), as “promessas vazias” de autoridades mundiais sobre a questão climática: “Não existe um planeta B, não existe um planeta blá, blá, blá, economia verde blá, blá, blá, neutralidade do carbono para 2050 blá, blá, blá”. A jovem denunciou “30 anos de blá-blá-blá” dos líderes mundiais e “sua traição com as gerações atuais e futuras.”
A declaração foi feita durante um evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que conta com a presença de um grupo formado por 400 jovens com idades de 15 a 29 anos, em Milão, na Itália. O intuito dessa reunião é elaborar um documento com um posicionamento sobre a emergência climática e quais ações devem ser priorizadas.
“Isso é tudo o que ouvimos por parte dos nossos líderes: palavras. Palavras que soam bem, mas que não provocaram ação alguma. Nossas esperanças e sonhos se afogam em suas palavras de promessas vazias”, disparou Thunberg.
O documento resultante do encontro de jovens será entregue a cinquenta ministros que estão reunidos para o preparo da COP26 (a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021), prevista para os primeiros dias de novembro em Glasgow, Escócia.
O presidente britânico da COP26, Alok Sharma, comentou os lamentos de Thunberg: “Eu os ouço (…). Queremos ouvir suas ideias criativas e ambiciosas” e acrescentou: “No início deste mês, uma pesquisa entre os jovens revelou que mais da metade teme que a humanidade esteja condenada ao fracasso. Francamente, isso envergonha a minha geração”.
A ativista criticou ainda os líderes por “fingir” que escutam as demandas dos jovens sobre as mudanças do clima: “Convidam os jovens selecionados para reuniões como esta e fingem que nos escutam”.