Governo ucraniano anuncia evacuação de Donetsk, na região de Donbass
“Quanto mais pessoas deixarem a região de Donetsk agora, menos pessoas o exército russo terá tempo para matar”, disse o presidente ucraniano
atualizado
Compartilhar notícia
Em pronunciamento feito neste sábado (30/7), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou a retirada obrigatória da população que vive na cidade de Donetsk, no leste do país, alvo de constantes ataques de militares russos.
“Quanto mais pessoas deixarem a região de Donetsk agora, menos pessoas o exército russo terá tempo para matar”, disse o líder ucraniano. Moradores das áreas evacuadas devem receber uma indenização.
O governo também pediu que as pessoas que ainda estão em zonas de combate em Donbass saiam do local. “Muitos se recusam a sair, mas isso ainda precisa ser feito”, disse Zelensky. “Se você tiver a oportunidade, por favor, fale com aqueles que ainda permanecem nas zonas de combate em Donbass. Por favor, convença-os de que é necessário sair.”
Donetsk está localizada na região de Donbass, onde a Rússia concentra grande parte de sua ofensiva. A província se autoproclamou independente pouco antes do início da invasão russa na Ucrânia.
A imprensa local também repercutiu a fala da vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk, de que a retirada precisa ocorrer antes do início do inverno, já que o fornecimento de gás natural e eletricidade foi cortado.