Governo Trump vai tomando forma: veja perfil dos auxiliares escolhidos
Eleito nos EUA, Donald Trump já definiu quem serão os auxiliares que ocuparão cargos nos 15 departamentos do governo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, toma posse apenas em 20 de janeiro de 2020, mas já tem anunciado nomes que integrarão sua equipe. Dentre eles, alguns famosos como o do bilionário Elon Musk, o senador e ex-desafeto Marco Rubio e o entusiasta de criptomoedas Scott Bessent.
Trump já finalizou suas indicações de secretários que ocuparão cargo nos 15 departamentos do governo dos EUA. Agora, os nomes precisam ser aprovados pelo Senado norte-americano, mas, ao que tudo indica, não haverá intercorrências, pois seu Partido Republicano alcançou maioria na Casa.
Veja quem será quem no governo Trump:
Secretários dos 15 departamentos de Trump
Agricultura – Brooke Rollins
Advogada e presidente do think tank America First Policy Institute, Rollins será responsável por acordos comerciais, assistência a agricultores e políticas de segurança alimentar.
Defesa – Pete Hegseth
Ex-militar e comentarista político, Hegseth comandará o Pentágono, lidando com a segurança nacional, estratégias militares e modernização das Forças Armadas.
Comércio – Howard Lutnick
CEO da Cantor Fitzgerald e importante financiador do Partido Republicano, Lutnick cuidará de políticas comerciais, inovação tecnológica e crescimento econômico.
Assuntos de Veteranos – Doug Collins
Ex-deputado e advogado, Collins liderará o departamento que presta assistência médica e financeira a veteranos militares.
Educação – Linda McMahon
Ex-presidente da WWE, McMahon será responsável por políticas educacionais e supervisão do financiamento de escolas públicas.
Energia – Chris Wright
Empresário e CEO da Liberty Oilfield Services, Wright cuidará das políticas energéticas e do fortalecimento da infraestrutura de energia do país.
Estado – Marco Rubio
Senador da Flórida e aliado de Trump, Rubio será o principal articulador da política externa dos EUA e das relações diplomáticas internacionais.
Habitação – Scott Turner
Ex-jogador de futebol americano e ex-executivo da NFL, Turner será responsável por habitação acessível e planejamento urbano.
Interior – Doug Burgum
Governador de Dakota do Norte, Burgum liderará a gestão de terras públicas e a relação com as tribos nativas.
Justiça – Pam Bondi
Ex-procuradora-geral da Flórida, Bondi supervisionará as leis federais e as agências FBI e DEA. A princípio, Trump havia cogitado Matt Gaetz para o cargo, mas voltou atrás devido a polêmicas envolvendo o congressista.
Saúde e Serviços Humanos – Robert Kennedy Jr.
Advogado e ativista, Kennedy, conhecido por suas posições antivacina, comandará políticas de saúde pública e programas de assistência médica.
Segurança Interna – Kristi Noem
Ex-governadora de Dakota do Sul, Noem será responsável pela proteção contra ameaças terroristas e o gerenciamento das fronteiras.
Tesouro – Scott Bessent
Ex-executivo de hedge funds, Bessent supervisionará as políticas fiscais, a dívida pública e o sistema financeiro.
Trabalho – Lori Chavez-DeRemer
Deputada dos EUA, Chavez-DeRemer será encarregada de políticas trabalhistas, regulamentação de salários e seguro-desemprego.
Transportes – Sean Duffy
Ex-deputado republicano, Duffy gerenciará a infraestrutura de transportes, como rodovias, ferrovias, aeroportos e portos.
Outros cargos
Eficiência Governamental – Elon Musk
O bilionário Elon Musk assumirá o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), com a missão de otimizar processos e reduzir custos no governo.
CIA – John Ratcliffe
Ex-Diretor Nacional de Inteligência e ex-deputado, Ratcliffe volta ao governo para liderar a Agência Central de Inteligência (CIA), responsável por operações de inteligência e segurança.
Secretária de Imprensa – Karoline Leavitt
Ex-assessora de comunicação na gestão Trump, Leavitt agora será a porta-voz oficial da Casa Branca.
Conselheiro de Segurança Nacional – Michael Waltz
Ex-membro do Comitê de Inteligência da Câmara, Waltz terá papel crucial na segurança internacional e nas relações com a China.
Fiscalização de Fronteiras – Thomas Homan
Ex-diretor de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE), Homan será responsável pela segurança nas fronteiras terrestres, marítimas e aéreas.