Governo italiano anuncia calendário de retomada das atividades
A partir de 4 de maio, ficam permitidas visita a familiares, reabertura de parques e participação de 15 pessoas por funeral
atualizado
Compartilhar notícia
Com a diminuição no número de infectados por coronavírus, o governo italiano anunciou o início da segunda fase da pandemia no país, chamada de “convivência com o vírus”. A flexibilização da abertura do comércio terá início no dia 4 de maio e a retomada das atividades ocorrerá de forma gradual.
A partir da próxima segunda-feira (04/05), será permitido visitar parentes próximos. Porém, ficam proibidas festas privadas e a convivência com pessoas que apresentem febre. No período, o governo também vai autorizar a participação de 15 pessoas por funeral e o início das atividades industriais.
Parques e jardins serão reabertos na data, com a restrição de dois metros de distância entre os italianos. Missas e cultos não serão permitidos nesta primeira fase da retomada das atividades.
Já no dia 18 de maio, centros culturais e parte do comércio serão reabertos, além da liberação de atividades esportivas profissionais.
A depender da curva de contágios após as primeiras fases de retomada gradual do comércio, o governo estuda a reabertura de bares e restaurantes a partir de 1º de junho, desde que sejam seguidas as medidas de segurança e proteção contra o coronavírus. Também está sendo avaliada a possibilidade de salões de beleza e barbearias reabrirem.
Ainda não há a previsão da retomada das aulas e da celebração de missas e cultos. Apesar da maior flexibilização, o uso da máscara será obrigatório.