Governo federal vai repatriar 17 brasileiros que estavam na Turquia
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, retorno ao Brasil está previsto para este sábado (11/2), na Base Aérea do Galeão, no Rio
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal infirmou neste sábado (11/2) que está repatriando 17 brasileiros que estavam na Turquia, país atingido por um terremoto no dia 6 de fevereiro.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os repatriados entraram em contato com a embaixada do Brasil em Ancara, capital turca. A previsão é que eles cheguem ao Brasil ainda neste sábado, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
A viagem da Turquia ao Brasil será feito a bordo da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB). Na última quinta-feira (9/2), o mesmo avião enviou a missão humanitária do governo brasileiro para ajudar nos resgates na Turquia.
Do contingente, 34 são bombeiros especialistas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além de médicos e profissionais da Defesa Civil. A missão levará equipes de resgate e salvamento e também equipamentos emergenciais.
“A missão é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), responsável pela cooperação humanitária do governo federal, em articulação com os Ministérios da Defesa, Saúde, do Desenvolvimento Regional e da Justiça e Segurança Pública, e com os demais órgãos federais que trabalham de forma coordenada no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional”, disse o governo federal em nota.
Mais de 24 mil mortos
Além da Turquia, a Síria também foi atingida pelo terremoto registrado na região no início desta semana. Mais de 24 mil pessoas morreram.
De acordo com as autoridades, 16.546 pessoas perderam a vida em território turco até agora. Já o governo e os rebeldes da Síria – que controlam parte do norte do país – contabilizam 3.162.
Apesar dos esforços, milhares ainda estão desaparecidos. Os países pedem ajuda da comunidade internacional para encontrar as vítimas da tragédia em meio aos escombros.
O terremoto de magnitude 7.8, sucedido por mais de cem tremores secundários no sul da Turquia e no noroeste da Síria, já é o sétimo desastre natural mais mortal deste século. A tragédia supera o terremoto e o tsunami que abalaram o Japão em 2011.