metropoles.com

Governo dos EUA fala em “planejamento nuclear” com Coreia do Sul

Em meio as recentes tensões envolvendo o regime de Kim Jong-un, EUA ainda anunciou a expansão da presença militar do país na Coreia do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem colorida mostra Lloyd Austin durante audiência no Congresso dos EUA - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Lloyd Austin durante audiência no Congresso dos EUA - Metrópoles - Foto: null

Os Estados Unidos estão aprofundando o “planejamento nuclear e estratégico” com a Coreia do Sul, em uma resposta ao aumento de tensão na península coreana. A declaração foi feita pelo secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, nesta quinta-feira (31/10).

Além disso, o chefe do Pentágono revelou que o país está aumentando a presença de suas forças na Coreia do Sul, em meio a recentes movimentações militares na região, que também envolvem a Rússia.

“Nossos países estão aprofundando os esforços de planejamento nuclear e estratégico através do grupo consultivo nuclear”, revelou Austin, sem dar maiores detalhes sobre o plano.

A revelação aconteceu durante coletiva de imprensa após reunião com autoridades do primeiro escalão do governo sul-coreano, realizada em Washington. O encontro contou com a presença do chanceler da Coreia do Sul, Cho Tae-yul, o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

Além da parceria entre EUA e Coreia do Sul, o envio de tropas do regime de Kim Jong-un para a Rússia foi um dos principais assuntos discutidos na reunião.

A suspeita é de que militares norte-coreanos estejam sendo mobilizados para lutar na guerra da Ucrânia, ao lado das fileiras da Rússia. De acordo com Antony Blinken, o governo dos EUA avalia que cerca de 10 mil soldados da dinastia Kim estão em território russo.

“Agora avaliamos que há cerca de 10.000 soldados norte-coreanos no total na Rússia, e as informações mais recentes indicam que cerca de 8.000 dessas forças norte-coreanas foram enviadas para a região de Kursk”, disse o secretário de Estados dos EUA.

O regime Kim e o governo da Rússia ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?