Governo dos EUA diz não considerar Brics rivais geopolíticos
Antes do início da cúpula dos Brics, governo dos EUA disse não olhar os Brics como rivais e que foco é manter cooperação com parceiros
atualizado
Compartilhar notícia
O governo dos Estados Unidos disse não considerar o bloco dos Brics como “rivais geopolíticos”, e disse estar concentrado em construir “coalizões” mais amplas ao redor do mundo. A declaração foi feita pela porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, nesta segunda-feira (21/10).
“Não estamos olhando para os Brics como uma evolução para algum tipo de rival geopolítico. Não é assim que olhamos para isso”, disse a funcionária da administração Joe Biden sobre uma possível preocupação dos EUA com a possibilidade de o bloco minar a força econômica do país.
De acordo com Jean-Pierre, o foco de Washington no momento é continuar o trabalho com parceiros.
“Não consideramos os Brics como rivais geopolíticos”, diz porta-voz da Casa Branca.
Karine Jean-Pierre afirmou nesta segunda-feira (21) que foco do governo Biden é fortalecer parcerias estratégicas.
“Vamos continuar a trabalhar nossas parcerias, seja com o Brasil, Índia ou… pic.twitter.com/tAS90YfUHY
— Metrópoles (@Metropoles) October 21, 2024
“Vamos continuar a trabalhar com nossas parcerias, seja com o Brasil, Índia, África do Sul. E vamos continuar a gerenciar, certamente, essas relações, com a China por exemplo. Esse será o nosso foco agora”, completou a porta-voz da Casa Branca.
O posicionamento do governo dos EUA acontece um dia antes da abertura da 16ª cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia.
Atualmente, a estimativa é de que os Brics representem 40% da população mundial e 36% do Produto Interno Bruto (PIB) global após a entrada de seis novos países em 2023. Na Rússia, uma nova expansão do grupo será uma das principais discussões do encontro.