Governo de Maduro anuncia fechamento da fronteira com a Colômbia
O comunidade foi feito pelas redes sociais da vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez. A divisa com o Brasil também está bloqueada
atualizado
Compartilhar notícia
Um dia após anunicar o fechamento da fronteira com o Brasil, o governo da Venezuela decidiu adotar a mesma medida com outro país vizinho, a Colômbia. O anúncio foi feito na noite dessa sexta-feira (22/2) pela vice-presidente de Nicolás Maduro, Delcy Rodríguez.
O comunicado foi feito nas redes sociais por Rodríguez. No Twitter, ela informou que as pontes Simón Bolívar, Santander e Unión serão totalmente fechadas de forma temporária.
“Devido às sérias e ilegais ameaças tentadas pelo governo da Colômbia contra a paz e a soberania da Venezuela, foi tomada a decisão de um fechamento total temporário das pontes Simón Bolívar, Santander e Unión”, disse Rodríguez.
“Quando sejam controladas as grosseiras ações de violência contra nosso povo e nosso território, será restabelecida a normalidade fronteiriça”, garantiu.
Delcy fez ainda uma outra postagem em que pede ao presidente da Colômbia, Ivan Duque, que encerre as “infames ações” e “deixe de facilitar o território do país para atentar, por ordem de Donald Trump (presidente dos Estados Unidos), contra o direito dos venezuelanos de viver em paz e em soberania”, finalizou.
El Gobierno Bolivariano informa a la población que, debido a las serias e ilegales amenazas intentadas por el Gobierno de Colombia contra La Paz y la soberanía de Venezuela, ha tomado la decisión de un cierre total temporal de los puentes Simón Bolívar, Santander y Unión!
— Delcy Rodríguez (@DrodriguezVen) 23 de fevereiro de 2019
El Gobierno Bolivariano de Venezuela otorga plenas garantías al pueblo venezolano y colombiano de tener pasos fronterizos seguros. En cuanto se controlen las groseras acciones de violencia contra nuestro pueblo y nuestro territorio, serán restablecida la normalidad fronteriza!
— Delcy Rodríguez (@DrodriguezVen) 23 de fevereiro de 2019
En exigencia del respeto a elementales normas de la ley internacional, exigimos a @IvanDuque que cese en sus infames acciones y deje de facilitar el territorio de Colombia para atentar, x orden de @realDonaldTrump contra el derecho delos venezolanos a vivir en Paz y en soberanía
— Delcy Rodríguez (@DrodriguezVen) 23 de fevereiro de 2019
Crise
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fechou a fronteira com o Brasil na última quinta-feira (21/2) à noite, por tempo indeterminado. A medida foi tomada em meio à pressão para que ele permita a entrada de ajuda humanitária oferecida pelos Estados Unidos e por países vizinhos após o pedido do autoproclamado presidente interino Juan Guaidó.
Maduro entende a oferta como uma interferência externa na política do país venezuelano. Mesmo com a divisa fechada, um avião partiu de Brasília nessa sexta-feira (22/2) para Boa Vista (RR) com kits de primeiros-socorros e leite em pó para os venezuelanos. Da capital, os itens sairiam em caminhões para a Venezuela.