Governo de Liz Truss durou menos que pé de alface de tabloide. Entenda
Jornal britânico criou transmissão ao vivo com hortaliça na intenção de ver quem “duraria mais tempo”
atualizado
Compartilhar notícia
O governo da primeira-ministra britânica Liz Truss durou menos que o alface do tabloide “Daily Star”. A afirmação parece estranha, mas é isso mesmo.
O jornal inglês criou uma competição na internet, na última sexta-feira (14/10), em meio à crise no governo do Reino Unido, em que transmitia ao vivo as imagens de um retrato da primeira-ministra ao lado de um pé de alface, enfeitado com peruca e óculos.
A intenção era ver quem ia durar mais tempo: o governo de Liz Truss ou a hortaliça. Com a renúncia da governante nesta quinta-feira (20/10), a alface venceu.
A brincadeira começou a repercutir nas redes sociais após o anúncio da primeira-ministra. A equipe do “Daily Star” derrubou o retrato na transmissão ao vivo.
Saída rápida
Liz Truss deixa o cargo após um mês e meio de mandato. Os primeiros dias de governo foram marcados pela morte da rainha Elizabeth II, mas a volta da normalidade, com o anúncio de um orçamento que desagradou o mercado financeiro, levou a uma crise econômica.
Houve uma baixa histórica da libra esterlina, com aumento dos preços, e o próprio partido passou a pressionar a primeira-ministra.
Em discurso de renúncia, Truss citou a “guerra ilegal de Vladimir Putin” como um dos fatores para a instabilidade em seu mandato.