Governo da China felicita Trump por vitória nos EUA
Após resultado das eleições presidenciais nos EUA, China felicitou Trump e disse esperar uma convivência pacífica com o rival geopolítico
atualizado
Compartilhar notícia
O governo da China se pronunciou sobre as eleições presidenciais dos Estados Unidos e parabenizou a vitória de Donald Trump contra Kamala Harris nesta quarta-feira (6/11).
“Respeitamos a escolha do povo americano e felicitamos o sr. Trump pela sua eleição como presidente”, disse o Ministério das Relações Exteriores da China.
Antes da projeção final da vitória de Trump, a diplomacia chinesa já havia feito comentários sobre o pleito norte-americano e a vitória do bilionário que se desenhava.
Segundo Mao Ning, porta-voz da chancelaria da China, o país liderado por Xi Jinping espera manter uma “coexistência pacífica” com os EUA.
“A política da China sobre os EUA é consistente”, disse Ning ao ser questionada sobre como o resultado do pleito poderia afetar a relação entre os dois países. “Continuaremos a ver e lidar com nossas relações bilaterais sob os princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha”.
Apesar de mostrar neutralidade em relação a vitória de Trump, uma das plataformas do republicano é justamente uma maior pressão contra a China, como promessas de impor tarifas sobre as importações de produtos chineses.