Governo britânico pagará até 80% dos salários de trabalhadores
Medida sem precedentes foi anunciada pelo primeiro-ministro para compensar medidas duras de isolamento social contra o coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do Reino Unido anunciou nesta sexta-feira (20/03) que pagará até 80% dos salários de empregados do setor privado que não poderão trabalhar devido à série de medidas de contenção do novo coronavírus. Os pagamentos terão limite mensal de 2,5 mil libras esterlinas (cerca de R$ 14,5 mil) por trabalhador, e valerão imediatamente, já com data retroativa para o início deste mês..
A medida durará enquanto seguir a crise criada pela propagação do vírus, anunciou o Chancellor of the Exchequer, espécie de ministro da Economia no Reino Unido, Rishi Sunak. A decisão foi anunciada por Sunak ao mesmo tempo em que o primeiro-ministro britânico, o conservador Boris Johnson, revelava novas determinações do governo fechando pubs, restaurantes e cafés já a partir da noite desta sexta-feira.
Ministros britânicos haviam previsto, mais cedo, que as medidas de distanciamento social poderão durar por até um ano, para tentar evitar que o sistema público de saúde entre em colapso, caso a doença se espalhe sem controle.
O Reino Unido já registrou 164 mortes. Com isso, 65 mil médicos e enfermeiros aposentados estão sendo chamados para voltar ao serviço público, o National Health Service (NHS), para tentar enfrentar a crise.