Governo brasileiro condena atentados terroristas em Bruxelas
O Itamaraty informa que o Consulado Geral do Brasil em Bruxelas acompanha de perto a situação e está funcionando em regime de plantão reforçado
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota nesta terça-feira (22/3), para manifestar a consternação do governo brasileiro e “condenar nos mais fortes termos os covardes atentados terroristas ocorridos em Bruxelas, na manhã de hoje, que deixaram várias dezenas de vítimas, entre mortos e feridos”.
O Governo brasileiro expressa sua solidariedade às famílias das vítimas, bem como ao povo e ao governo da Bélgica, e reitera sua inabalável convicção de que todo ato terrorista merece o repúdio unânime da comunidade internacional, quaisquer que sejam suas motivações e sua origem
nota
O Itamaraty informa que o Consulado Geral do Brasil em Bruxelas acompanha de perto a situação e está funcionando em regime de plantão reforçado, à disposição dos brasileiros que quiserem buscar informações de familiares e amigos.
Os telefones para contato são: plantão consular em Bruxelas – (00xx) 324 789 49107; Núcleo de Assistência a Brasileiros no Exterior (NAB), em Brasília – (0xx) 61 2030-8804 ou (0xx) 61 2030-8805; Plantão do NAB – (0xx) 61 8197-2284. O Itamaraty ainda sugere que contatos sejam feitos alternativamente por e-mail (consulado.bruxelas@itamaraty.gov.br) em caso de as linhas telefônicas estarem congestionadas.Aeroporto
O aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, informou que ainda não há informações de quando será reaberto depois dos ataques terroristas nesta terça-feira, embora as autoridades de tráfego aéreo disseram que os voos poderiam ser retomados na quarta-feira.
O aeroporto disse que “neste momento é impossível dizer quando as operações serão retomadas”. Dois explosivos foram detonados hoje, matando ao menos 11 pessoas e ferindo mais de 80. O área de check-in, onde ocorreram as explosões, ficaram totalmente danificadas.
Cerca de 650 voos que iriam operar no aeroporto de Bruxelas foram canceladas após os atentados, informou Eurocontrol, agência de gestão do tráfego aéreo europeu. A agência disse que o aeroporto ficará fechada pelo menos até a meia noite e que a equipe de crise se reunirá novamente amanhã de manhã. Fonte: Dow Jones Newswires.