metropoles.com

Governo brasileiro condena ataque de Israel contra refugiados em Rafah

Para o Itamaraty, o ataque demonstra o “efeito devastador sobre civis” das ações militares de Israel em Gaza. Bombardeio matou 45 pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images
Foto colorida de Rafah, na Faixa de Gaza - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Rafah, na Faixa de Gaza - Metrópoles - Foto: Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images

O governo brasileiro condenou a ação de Israel contra um campo de refugiados na cidade de Rafah, na Faixa de Gaza, que causou a morte de 45 pessoas, entre elas, crianças, mulheres e idosos.

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (27/5), o Ministério das Relações Exteriores diz que tomou conhecimento do episódio “com profunda consternação e perplexidade” e que a tragédia demonstra o “efeito devastador sobre civis” das ações militares de Israel em Gaza.

“O governo brasileiro condena a contínua ação das forças armadas israelenses contra áreas de concentração da população civil de Gaza, visto que constitui sistemática violação aos Direitos Humanos e ao Direito Humanitário Internacional, assim como flagrante desrespeito às medidas provisórias reafirmadas, há poucos dias, pela Corte Internacional de Justiça”, ressalta a nota.

“O governo brasileiro deplora também a retomada, pelo Hamas, de lançamentos de foguetes de Gaza contra o território israelense, ocorrida no final de semana”, prossegue.

Ao fim, o Itamaraty cobra pressão da comunidade internacional para que se chegue a um cessar-fogo imediato, e garanta a libertação de reféns e assistência humanitária para a população de Gaza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?