metropoles.com

Governo brasileiro condena ataque ao consulado iraniano na Síria

O ataque em Damasco, capital da Síria, deixou 11 mortos, oito iranianos, dois sírios e um libanês nessa segunda-feira (1º/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images
Foto colorida de imagem de Mohammad Reza Zahedi - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de imagem de Mohammad Reza Zahedi - Metrópoles - Foto: Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images

O Ministério das Relações Exteriores condenou, nesta quarta-feira (3/4), o ataque aéreo contra o consulado do Irã em Damasco, capital da Síria, na última segunda-feira (1º/4). A ação militar foi atribuída a Israel, que não confirmou nem negou a autoria. O comunicado do Itamaraty não menciona Israel.

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou que o ataque não “ficará sem resposta”. “Dia após dia, assistimos ao reforço da frente de resistência e à repulsa e ao ódio das nações livres contra a natureza ilegítima” de Israel “e esse crime covarde não ficará sem resposta”, pontuou.

A ação militar destruiu o prédio e causou a morte de Mohammad Reza Zahedi, comandante sênior da Guarda Revolucionária iraniana. Além disso, outras 10 pessoas morreram, sendo sete iranianos, dois sírios e um libanês.

O Itamaraty reiterou a importância do respeito à soberania e à integridade territorial dos países e do princípio da inviolabilidade das representações diplomáticas e consulares.

“O governo brasileiro lembra, ademais, que o respeito à soberania e à integridade territorial dos países é princípio basilar da Carta das Nações Unidas e exorta todas as partes envolvidas a exercerem o máximo de contenção”, informou o Ministério das Relações Exteriores em nota.

O governo brasileiro expressou preocupação com o possível aumento da hostilidade no Oriente Médio.

Ataque na Síria

O embaixador do Irã na Síria, Hossein Akbari, destacou que o consulado foi atingido por seis mísseis disparados de caças F-35, do governo de Israel.

O Irã, em comunicado ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), disse que tem direito de revidar o ataque de Israel e pediu ação emergencial do Conselho de Segurança.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?