Giorgia Meloni faz juramento como primeira-ministra da Itália
Líder da extrema-direita é a primeira mulher a ocupar o cargo no país europeu. Ministros também fizeram juramento
atualizado
Compartilhar notícia
Giorgia Meloni foi empossada como primeira-ministra da Itália neste sábado (22/10). A líder de extrema-direita é a primeira mulher a assumir o cargo no país.
Meloni faz parte do partido Irmãos da Itália, que junto a uma coalizão de partidos conservadores venceu as eleições gerais em 25 de setembro. Este será o governo mais à direita da Itália desde a Segunda Guerra Mundial.
“Juro ser fiel à República, cumprir lealmente a Constituição e as leis e exercer o meu mandato e as minhas funções no interesse exclusivo da nação”, prometeu a líder durante o juramento. Em seguida, ela apertou as mãos do atual presidente da Itália, Sergio Mattarella.
Os vice-premiês Matteo Salvini (também ministro da Infraestrutura) e Antonio Tajani, novo chanceler, foram dois dos 24 membros do ministros que também fizeram o juramento.
A expectativa é de que a cerimônia de transferência de poderes entre Giorgia e o atual primeiro-ministro, Mario Draghi, seja realizada no domingo (23/10), assim como o primeiro conselho de ministros.
“Aqui está a equipe do governo que, com orgulho e senso de responsabilidade, servirá a Itália. Agora direto para o trabalho”, escreveu a nova primeira-ministra no Twitter.
Ecco la squadra di Governo che, con orgoglio e senso di responsabilità, servirà l’Italia. Adesso subito al lavoro. pic.twitter.com/QnaJ20fqyK
— Giorgia Meloni 🇮🇹 ن (@GiorgiaMeloni) October 22, 2022