Gerente de asilo na Suécia usa vacinas para imunizar a própria família
Ordem era para que cuidadores da ativa tomassem a vacina, e o restante seria para os da retaguarda
atualizado
Compartilhar notícia
Logo após a chegada da vacina, uma nova “tendência” tomou conta de todo o mundo: “fura-filas”, pessoas que recebem o imunizante antes de grupos prioritários, como médicos e enfermeiros. Na Suécia, o gerente de uma casa de repouso de idosos decidiu vacinar a própria família com o imunizante recebido do governo para a equipe de cuidadores.
“Estamos muito irritados”, afirmou à imprensa local um funcionário sob condição de anonimato. “Os primeiros [a serem imunizados] devem ser os cuidadores”, completou.
No Ano-Novo, cuidadores de uma casa de repouso no município de Eskilstuna foram vacinados contra a Covid-19. A orientação era para que, depois de vacinar os funcionários da ativa, as doses restantes deveriam ser aplicadas aos funcionários que ficam na retaguarda.
O gerente, porém, levou o restante das doses para vacinar a própria família. “Fiquei chateado porque poderia ter sido chamado para receber uma vacina”, diz o funcionário. Segundo ele, naquele dia, ninguém da retaguarda deixou de atender ao chamado do asilo quando convocado a trabalhar.
Viktor Hård, chefe do departamento de cuidados e lares de idosos no município de Eskilstuna, confirma o escândalo. “Nós sabemos que isso aconteceu. Nós investigamos as circunstâncias que cercam o caso, mas não posso comentar até que tudo esteja esclarecido”, disse. “É uma questão de confiabilidade.”