George Santos paga fiança, deixa prisão e diz: “Caça às bruxas”
Filho de brasileiro, deputado George Santos é acusado de fraudar apoiadores políticos e receber subsídios de desemprego indevidamente
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado republicano George Santos declarou-se inocente das acusações de lavagem de dinheiro, fraude e desvio de dinheiro público. O parlamentar estava detido em Nova York, mas vai responder o processo em liberdade após ter pagado a fiança estabelecida em US$ 500 mil nesta quarta-feira (10/5).
Filho de brasileiros, Santos vai responder por 13 acusações apresentadas pelos promotores dos Estados Unidos. Entre as quais, fraude a apoiadores políticos, recebimento de benefícios destinados a desempregados, mesmo trabalhando, e lavagem de dinheiro público para pagar despesas pessoais.
Logo após deixar o Departamento de Justiça de Nova York, George Santos adotou o mesmo discurso do ex-presidente Donald Trump e declarou “caça às bruxas”, referente às 13 acusações.
WITCH HUNT!
— George Santos (@Santos4Congress) May 10, 2023
Santos entregou o passaporte para as autoridades norte-americanas e deverá se apresentar novamente em 30 de julho. O deputado poderá continuar a desempenhar as funções no Congresso.
George Santos declarou que não vai renunciar ao cargo e que concorrerá à reeleição, em 2024.
Mentiras de George Santos
Santos está no centro de uma polêmica em torno de mentiras divulgadas durante a campanha eleitoral. O deputado afirmou ao jornal New York Post, em outra ocasião, que “meus pecados aqui são florear meu currículo”.
O parlamentar elegeu-se com o discurso de que era descendente de judeus e que seus avós fugiram da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Além disso, alegou que a mãe, Fátima Devolder, estaria nas Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001, durante o atentado terrorista. Todas as declarações foram desmentidas posteriormente.