metropoles.com

General espanhol pede demissão após furar fila de vacinação contra Covid-19

Miguel Ángel Villarroya é o chefe do Estado-Maior do país europeu. Ele foi vacinado com outros membros da cúpula das Forças Armadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A ministra da Defesa do Estado Maior da Espanha, Margarita Robles, aceitou o pedido de demissão do general Miguel Ángel Villarroya neste sábado (23/1).  Miguel, que era chefe do Estado-Maior, solicitou a saída do cargo depois de ter furado a fila de vacinação do país contra a Covid-19, contrariando os protocolos de prioridades estabelecidos pela União Europeia.

A nota do Estado-Maior diz que a demissão do general visa preservar a imagem das Forças Armadas do país. “Com o objetivo de preservar a imagem das Forças Armadas, o General Villarroya apresentou hoje seu pedido de demissão à ministra da Defesa”. Apesar do ministério ainda não ter dado uma declaração oficial, a imprensa local afirma que o pedido foi aceito por Robles, é o que diz o G1.

Além do general, outros nomes da cúpula do órgão também furaram a fila da imunização.

Em esclarecimento à ministra Robles, o Estado-Maior afirmou que havia um protocolo de prioridade de vacinação, começando por agentes médicos, membros de missões internacionais e da cadeia de comando – e obedecendo a um critério de idade. Com o vazamento dos militares que desobedeceram a regra, o protocolo foi abortado.

Miguel Ángel Villarroya Vilalta é general formado na Academia Geral do Ar em 1981. Passou por todos os postos de comando, até chegar, em janeiro de 2020, ao cargo de general e chefe do Estado-Maior da Defesa da Espanha. Seu substituto não foi anunciado.

Os 27 países da União Europeia iniciaram a imunização no último domingo de dezembro (27/12) nos grupos prioritários, como idosos e profissionais de saúde. Desde dezembro esses grupos recebem as primeiras doses do imunizante da Pfizer/BioNTech.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?