metropoles.com

Situação em Gaza faz EUA ameaçar embargo de armas contra Israel

Em carta, governo dos EUA exigiu que Israel adote medidas que visam melhorar a situação humanitária na Faixa de Gaza

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GPO/ Handout/Anadolu via Getty Images
Presidente dos EUA, Joe Biden, em Tel Aviv, ao lado de Benjamin Netanyahu
1 de 1 Presidente dos EUA, Joe Biden, em Tel Aviv, ao lado de Benjamin Netanyahu - Foto: GPO/ Handout/Anadolu via Getty Images

O governo dos Estados Unidos instou Israel a tomar medidas para melhorar a situação humanitária na Faixa de Gaza em 30 dias, e sinalizou que o país liderado por Benjamin Netanyahu pode ser alvo de um embargo de armas norte-americanas caso não cumpra o pedido. A solicitação consta em uma carta escrita pelos secretários de Estado e Defesa dos EUA, no último domingo (13/10).

Na correspondência, endereçada aos ministros da Defesa e dos Assuntos Estratégicos de Israel, o governo dos EUA cobram “ações urgentes e sustentadas” para reverter a situação precária no enclave palestino.

Entre os principais pedidos da administração Joe Biden estão a entrada de, ao menos, 350 caminhões de ajuda humanitária por dia na Faixa de Gaza, pausas humanitárias para atividades como vacinações e o fim do isolamento da região norte do enclave.

De acordo com o documento, o não cumprimento das exigências pode levar a “implicações” nas políticas de apoio militar dos EUA para Israel.

Apesar de a carta não deixar claro como seria um possível embargo de armas contra Israel, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, detalhou a “ameaça” em entrevista coletiva nesta terça-feira (15/10), mesmo dia em que a carta se tornou pública.

Segundo Miller, uma nova política foi implementada pelos EUA em fevereiro deste ano, que condiciona a assistência militar do país para nações parceiras ao cumprimento do direito internacional e humanitário.

ONU denuncia situação em Gaza

Em meio ao pedido dos EUA, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma nova denúncia sobre a situação da Faixa de Gaza nesta terça-feira (15/10).

“A quantidade de ajuda humanitária que foi enviada em agosto à Faixa de Gaza foi a mais baixa em um mês desde quando estourou a guerra”, revelou o porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), James Elder.

De acordo com Elder, a região norte de Gaza não recebeu “nenhuma ajuda alimentar durante todo o mês de outubro”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?