Gaza: ajuda humanitária não consegue levar combustível para geradores
Ministério da Saúde de Gaza informou que sete hospitais não estão funcionando por falta de combustível para os geradores
atualizado
Compartilhar notícia
Um comunicado emitido pelo governo palestino informou que os caminhões com insumos de ajuda humanitária que chegaram à Faixa de Gaza não puderam levar combustíveis. Além disso, os veículos tinham quantidades insuficientes de material hospitalar.
Neste sábado (21/10), foi permitida a entrada de 20 caminhões em território palestino. Os veículos que levavam combustível, entretanto, não entraram na área pelo risco de que o Hamas pudesse desviar o combustível para ações de guerra.
Segundo comunicado do Ministério da Saúde local, porém, sete hospitais estão com serviços suspensos, já que não há luz e tampouco combustível para alimentar os geradores que permitiriam atender aos feridos e doentes da região.
“Apelamos à comunidade internacional para que importe material médico e combustível para os hospitais”, pediu o governo palestino.
As agências de cooperação internacional estão buscando formas de permitir que o combustível chegue de forma rastreada para ser usado nos geradores sem ser desviado de função, mas não há perspectiva para que isso ocorra nos próximos dias.
Desde o ataque do Hamas ao território israelense, em 7 de outubro, o fornecimento de eletricidade e de combustível a Gaza está suspenso em uma operação de cerco do governo de Israel.