metropoles.com

G7: países que apoiarem a Rússia enfrentarão “custos severos”

Declaração do G7 aconteceu no mesmo dia em que o chefe da diplomacia russa, Sergey Lavrov, visitou Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Picture Alliance/Getty Images
Foreign Minister Baerbock at the meeting of G7 foreign ministers
1 de 1 Foreign Minister Baerbock at the meeting of G7 foreign ministers - Foto: Picture Alliance/Getty Images

O Grupo dos Sete (G7) afirmou que países que apoiarem a Rússia na invasão à Ucrânia enfrentarão “custos severos”, em um comunicado conjunto divulgado nessa segunda-feira (17/4).

A nota, listando compromissos do G7 em relação ao conflito, que já dura mais de um ano, foi assinada por representantes diplomáticos de Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão, Reino Unido e União Europeia após reunião realizada em Karuizawa, Japão.

“Nós reiteramos nosso apelo a terceiros para que cessem a assistência à guerra da Rússia ou enfrentem custos severos”, disse.

Apesar de não citar o Brasil ou qualquer outro país, o duro posicionamento do G7 aconteceu horas após a visita do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, a Brasília.

A vinda do principal diplomata russo ao Brasil foi vista por muitos como mais um sinal de aproximação entre Brasília e Kremlin num momento de forte movimentação geopolítica mundial.

Visita de Lavrov

Em solo brasileiro, Lavrov se reuniu com o presidente Lula (PT) e com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que defendeu um cessar-fogo imediato na Ucrânia e criticou sanções contra a Rússia.

De acordo com o comunicado dos ministros das Relações Exteriores dos países do G7, o grupo continuará intensificando sanções contra a Rússia e promete enviar apoio à Ucrânia “pelo tempo que for necessário”.

Além do conflito na Ucrânia, o grupo prometeu uma frente unificada em defesa de Taiwan contra as ameaças da China e citou a cooperação para a paz no Oriente Médio e no Norte da África. O G7 também se referiu a outras “graves ameaças”, como as situações em que se encontram Irã, Mianmar, Afeganistão e Coreia do Norte.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?