G20: com foco em 4 eixos, Brasil presidirá grupo de trabalho sobre economia digital
Governo do Brasil definiu quatro temas prioritários na área para a reunião ministerial do G20 de 2024. Encontro será no Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil recebe, em 2024, a reunião do Grupo dos Vinte (G20) e, após assumir a presidência do Grupo de Trabalho em Economia Digital, definiu quatro temas prioritários. Os assuntos são: conectividade universal e significativa; inteligência artificial; governo digital; e integridade da informação.
Comparado a outros países integrantes do grupo, o Brasil é um dos principais responsáveis pela transformação digital entre os governos participantes — em especial, devido à criação de serviços como Pix e outras ferramentas digitais desenvolvidas pelo Estado.
“Contamos com a participação e a colaboração de todos, em 2024. Nosso foco central será uma abordagem abrangente da inclusão digital, o que, aliás, é uma das prioridades do governo do presidente Lula”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante a Reunião dos Ministros da Economia Digital do G20.
Neste ano, a presidência do grupo ficou com a Índia. A expectativa, segundo o governo federal, é de continuar os trabalhos de infraestrutura digital propostos pelo país asiático.
Eixos prioritários
Entenda aa propostas para cada um dos temas selecionados:
Conectividade universal e significativa: busca por experiências e programas de sucesso ao redor do mundo, considerado o custo-benefício das propostas;
Inteligência artificial: priorizar os estudos sobre o assunto em todos os países que pertencem ao G20, como forma de compreender os impactos positivos dela e mitigar os negativos;
Governo digital: propor a transformação digital dos governos aos demais 19 integrantes do grupo, em busca de benefícios aos cidadãos;
Integridade da informação: combate às fake news, promoção da integridade da informação e construção de ambientes digitais confiáveis.
O Grupo dos Vinte (G20)
Fundado em 1999, o G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional. O comitê reúne ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das vinte maiores economias globais.
Atualmente, é composto por 19 países e pelo bloco econômico da União Europeia. As nações que integram o grupo são: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Türkiye, Reino Unido e Estados Unidos.
O grupo concentra 80% do Produto Interno Bruto (PIB), 75% do comércio mundial e 60% da população do planeta. Em 2023, a reunião ministerial aconteceu em Bengaluru, na Índia.