Furacão Yagi deixa ao menos 59 mortos e 299 feridos no Vietnã
Agência meteorológica do país diz que são esperados mais deslizamentos e inundações por causa do furacão Yagi
atualizado
Compartilhar notícia
Inundações e deslizamentos de terra causados pelo furacão Yagi, durante o fim de semana, mataram pelo menos 24 pessoas e deixaram 299 feridos no Vietnã. O ápice da tempestade aconteceu no domingo (8/9).
As autoridades indicam que há perigo de mais inundações no início desta semana.
Considerada a tempestade mais poderosa da Ásia este ano, o Yagi chegou à costa do Vietnã ainda no sábado (7/9). Imediatamente, interrompeu o serviço de energia e telecomunicação, principalmente nas regiões de Quang Ninh e Haiphong.
Entretanto, desde sexta-feira (6/9), o Ministério da Defesa confirmou mortos por causa da tempestade, sejam vítimas de queda de árvore ou de barcos à deriva.
Furacão vira depressão, mas com mesmo perigo
Depois de chegar à terra, tornou-se uma depressão tropical. Mesmo assim, a agência meteorológica local alertou para novas tempestades, com chuvas que podem chegar a 433 mm. As regiões com maior perigo ficam no norte, nas províncias de Lang Son, Cao Bang, Yen Bai e Thai Ngyen.
As últimas vítimas vieram no domingo. “Encontramos seis corpos, incluindo um menino de um ano e um recém-nascido, no deslizamento de terra”, afirmou um funcionário público à agência de notícias AFP.
Além das mortes, o Yagi destruiu cerca de 3.300 imóveis e mais de 120.000 hectares de plantações.