Furacão Oscar toca o chão nas Bahamas e deve atingir Cuba nesta tarde
Furacão deverá provocar “tempestade perigosa” nas Bahamas e em Cuba, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
O furacão Oscar chegou neste domingo (20/10) à ilha Great Inagua, nas Bahamas, e nas próximas horas, deverá atingir Guantánamo ou Holguin, em Cuba, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).
O furacão deverá provocar “tempestade perigosa” no sudeste das Bahamas e na costa norte de Cuba durante a tarde e a noite, ainda de acordo com o NHC.
As fortes chuvas causadas pelo Oscar levarão à áreas de inundações repentinas, juntamente com possíveis deslizamentos de terra em partes do leste de Cuba, especialmente na Sierra Maestra, até a próxima terça-feira (22/10).
Cuba sem luz
A população da ilha cubana entrou no terceiro dia de apagão geral. O país enfrenta a pior crise energética em 30 anos e o fenômeno climático pode piorar a escassez de alimentos e medicamentos, segundo a agência RFI, parceira do Metrópoles.
As autoridades do leste da ilha “já trabalham arduamente para proteger a população e os recursos econômicos, dada a iminência do furacão Oscar”, garantiu o presidente Miguel Díaz-Canel, em uma mensagem publicada sábado à noite na rede social X.